O que é ser militar de carreira?


Carreira militar é o exercício das funções seguidas por um militar dentro das Forças Armadas, que são formadas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, com o objetivo de manter a ordem, segurança e soberania do país.

Veja a seguir as quatro áreas que engloba a carreira militar:

Aeronáutica 

Para ingressar na Aeronáutica é imprescindível passar por pelo menos num dos três cursos da Academia de Força Aérea, sendo elas: (AFA), instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os alunos são diplomados com o certificado de ensino superior de Bacharel em Administração. Os formados nessas carreiras recebem diploma de bacharel em Administração, com habilitação em administração pública. Os cursos duram quatro anos e funcionam em regime de internato.

Somente depois do término do curso de graduação, o cadete se torna aspirante a oficial e pode optar por continuar na carreira militar.

Exército

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) promove o curso superior que forma os oficiais da área de combate.

O curso de graduação é realizado quatro anos, em regime de internato. Os finais de semana, feriados e férias escolares são livres. Na AMAN os alunos aprendem desde legislação até aulas de tiro e primeiros socorros em combate.

Após sua formação, o aluno recebe o título de bacharel em Ciências Militares e pode optar por seguir carreira militar.

Marinha

A escola Naval é a instituição que forma oficiais para o corpo da armada:

Um dos principais quesitos é que saibam operar navios.

  • Intendência – responsável pelas questões financeiras e do abastecimento para a fuzilaria naval.
  • Fuzilaria naval – atuar em combates em terra, a partir do mar.

Os oficiais tem ainda, a oportunidade de tornarem-se também aviadores navais, podendo, dessa forma pilotar aviões e helicópteros pertencentes à Marina.

Existe ainda uma motivação para seguir carreira militar na Marinha, ou seja, depois de formado, o aspirante é declarado guarda-marinha e pode passar por cursos complementares.

Polícia Militar 

Para os cursos de formação para Polícia Militar, os cursos tem a duração de quatro anos. Os regimes que misturam internato e semi-internato. Apesar de as academias de São Paulo e do Rio de Janeiro terem mais reconhecimento, há outras nos demais estados brasileiros.

Depois de formado, o aluno é declarado aspirante a oficial e ainda pode continuar estudando enquanto exercem as atividades militares para ser promovido.

Como seguir a carreira militar?

O militar ingressa no Exército após aprovação no concurso público e passa por uma série de cursos para seguir a carreira.

Conheça abaixo as escolas de formação para militares seguirem carreira, segundo o Exército Brasileiro:

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

O objetivo da escola militar do Exército é preparar candidatos pra o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras.

A AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras forma oficiais das Armas, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico.

Para ingressar na escola, é necessário ser brasileiro, ter entre 17 e 22 anos, e ter concluído ou estar cursando o 3º ano do ensino médio.

Instituto Militar de Engenharia (IME)

O Instituto Militar de Engenharia é uma instituição de ensino superior pública que pertence ao Exército Brasileiro e que oferece cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia.

Para entrar na instituição, é preciso ser brasileiro, ter entre 16 e 22 anos e ter concluído o ensino médio, além de passar no exame intelectual, inspeção de saúde e no exame de aptidão física.

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) – Escola de Formação Complementar

A escola de Formação Complementar forma oficiais do quadro complementar para atuar nas áreas administrativas do Exército.

O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

Para ingressar, os requisitos são: ser brasileiro, ter entre 20 e 36 anos e ter concluído o curso de graduação em área objeto do concurso.

Escola de Saúde do Exército (EsSEx)

Escola de Saúde do Exército (EsSEx) tem como função formar sargento e oficiais das áreas de saúde.

Os requisitos para ingressar na escola são: ser brasileiro, ter entre 20 e 36 anos, ter concluído o curso de graduação em medicina – para oficiais – e ter concluído o ensino médio e o curso de técnico de enfermagem, para sargentos.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!