8 dicas para o sucesso ao fazer cursos online


Fazer um curso on-line oferece muita flexibilidade tanto de horário quanto de lugar para assistir às aulas. Essa flexibilidade, no entanto, significa que você precisa tomar algumas medidas extras para ter sucesso.

Você precisa ser proativo ao criar parte da estrutura que obtém naturalmente em um curso presencial. Aqui estão oito dicas para ajudar você a ter sucesso quando estiver em um concurso.

1. Tenha expectativas corretas

Ao contrário do que se pensa, os cursos on-line normalmente não são aulas de “blow-off”. Eles geralmente têm um rigor acadêmico muito semelhante ao de seus colegas presenciais. 

Além disso, muitos cursos on-line usam o conteúdo de um semestre inteiro e o oferecem na metade desse tempo, dobrando o ritmo do curso. Aborde seu curso on-line com isso em mente, para que você não seja pego de surpresa e fique para trás.

2. Estabelecer um bom espaço de trabalho

Em um curso presencial, você divide seu tempo entre uma sala de aula e algum lugar fora da sala de aula para estudar e concluir a tarefa. Com um curso on-line, todo o seu tempo é gasto fora da sala de aula. 

Portanto, é ainda mais importante que você tenha um bom lugar para fazer seu trabalho. Encontre um local tranquilo com boa conexão à Internet, acesso à energia e livre de distrações. 

Idealmente, esse seria um lugar que você pode visitar rotineiramente durante o curso, para que, quando estiver lá, saiba que é hora de começar a trabalhar.

3. Conheça seus recursos

Descubra o mais cedo possível todas as tecnologias, sites e recursos que você pode precisar usar no curso e dominá-los. Verifique se o computador está funcionando bem, instale o software necessário e verifique se o navegador está atualizado. 

Se o curso usar ferramentas especiais, teste-as com antecedência para garantir que funcionem em seu sistema, para que você possa concentrar sua atenção nos materiais do curso e não se distrair com problemas de tecnologia. 

4. Mantenha-se organizado

Como em qualquer curso, mas especialmente em um online, é importante manter-se organizado. Organize todos os seus arquivos de uma maneira que faça sentido para você. 

Também é aconselhável manter uma cópia de qualquer coisa que você enviar no caso de um problema de tecnologia exigir que você o reenvie – até mesmo em seus posts no fórum de discussão. 

Não se esqueça de fazer boas anotações enquanto lê ou assiste a palestras on-line, como faria em qualquer outra aula.

5. Gerencie o tempo com sabedoria

Uma parte da organização que é tão importante que merece ser sua própria dica é ter fortes habilidades de gerenciamento de tempo. Os cursos on-line certamente oferecem muita flexibilidade em termos de quando você estuda, mas isso não significa que você não precisa estudar! 

Assim como você pode assistir a uma aula presencial em um horário regular a cada semana, é necessário agendar um horário (e o suficiente) em seu calendário pessoal para estudar os materiais do curso on-line e concluir as tarefas. 

Trate esses blocos de tempo da maneira mais séria que você faria em uma aula presencial, observando-os, informando seus amigos e familiares que você não está disponível nesses períodos e usando seu espaço de trabalho de forma consistente. 

Fique atento também às datas de vencimento das tarefas, adicionando-as ao seu calendário pessoal.

6. Conheça seus colegas e instrutor

Mesmo que você seja o único no seu computador, você não está sozinho! Assim como em um curso presencial, as interações com seus colegas e seu instrutor são essenciais para que você tenha uma experiência rica e envolvente no curso. 

Muitos cursos on-line incluem desde o início uma atividade de quebra-gelo para ajudar você a conhecer seus colegas de classe. Se o seu curso on-line não tiver esse recurso, não deixe de se apresentar para os outros.

 Estas são as pessoas com quem você trabalhará ao longo do semestre e vale a pena construir relacionamentos fortes! Não basta dizer “oi” e recuar em reclusão – fique em contato!

7. Procure ajuda quando necessário

O espaço online não precisa ser um isolador. É verdade que seu instrutor não vê sua linguagem corporal na sala de aula para ter uma idéia de se você está com dificuldades. Seu instrutor ainda está lá para ajudá-lo, mesmo que você nunca o encontre pessoalmente. 

De fato, muitos estudantes em pesquisas pós-curso relatam que seu instrutor é igual ou até mais disponível do que em cursos presenciais.

8. A comunicação ainda é fundamental 

A comunicação entre os alunos e seus professores, assistentes de ensino e professores é essencial para o sucesso. Ele observa que muitos professores também estão preocupados com o funcionamento do curso on-line, para que todos fiquem à vontade e que as conversas fluam.

Também é importante que os alunos compreendam suas aulas e se os professores transmitirão ao vivo uma palestra, à qual os alunos devem assistir ou ter flexibilidade para trabalhar no seu próprio ritmo.